radiografia Bite Wing

Também conhecida como interproximal, a radiografia Bite Wing é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores, ou seja, dos pré-molares e molares do lado direito e esquerdo. Ela é realizada com o paciente em oclusão, mordendo uma aleta ou um posicionador. Dessa forma, é possível ver os dentes superiores e inferiores em um mesmo exame. Para visualizar todas as coroas dos dentes posteriores, são necessárias 4 radiografias Bite Wing.

radiografia Bite Wing é indicada para:

  • Diagnóstico de cáries oclusais e interproximais ou trauma oclusal;
  • Verificação da adaptação de restaurações e próteses dentárias fixas;
  • Visualização da câmara pulpar e de possíveis alterações;
  • Verificação da presença de tratamento endodôntico;
  • Verificação de existência de doença periodontal.
RADIOGRAFIA BITE WING (1)
Como é feita a radiografia Bite Wing
RADIOGRAFIA BITE WING (2)

O filme utilizado na radiografia Bite Wing tem uma aleta em formato de asa e é colocado dentro da boca do paciente, que o morde. A película utilizada também é conhecida por filme com aleta de mordida, filme com asa de mordida e filme interproximal.

Durante a realização da radiografia Bite Wing, o paciente se senta confortavelmente e deve posicionar a cabeça paralela ao plano horizontal, para que a imagem saia a mais precisa possível. O filme é colocado paralelo aos dentes, para que o paciente morda a aleta e segure a película radiográfica. Em seguida, os raios X são lançados. O tempo de exposição aos raios depende da sensibilidade do filme.

A infraestrutura da Unimagem conta com equipamentos de radiologia de alta tecnologia para a realização da radiografia Bite Wing. O exame é realizado com conforto e segurança, além de gerar imagens precisas que facilitam o diagnóstico.